CONFIRA

dicas para que sua festa seja um maior sucesso

O que fazer quando convidados trazem "agregados" e o salgadinho e o guaraná correm o risco de faltar? Puxe o coro do Parabéns pra você na metade da festa.

Foi assim que a assessora Letícia Alencar conseguiu contornar uma situação delicada: em uma das festas infantis que organizou, recebeu 50% a mais de convidados do que previa a lista oficial do aniversariante. "A festa tinha duração inicial de cinco horas. Percebi que veio muito mais gente do que prevíamos.

Não deu outra: quando o relógio marcou três horas e meia de festa, corri para cantar parabéns", conta ela. Seguindo a tradição sacralizada em Estados como Rio e São Paulo, o Parabéns pra você era um eufemismo para "acabou a festa".

"No fim, deu tudo certo", relembra ela, aliviada. "Mas não sei o que faria se a comemoração tivesse sido realizada em outra região do país, visto que em outros Estados o parabéns é cantado no início e a festa continua depois disso", acrescenta.

Independentemente de qual parte do Brasil ou do mundo a festa aconte√ßa, h√° sempre a possibilidade de surgir alguma saia-justa. Recentemente, na Inglaterra, um menino de cinco anos recebeu uma conta de 15,95 libras (R$ 63) ap√≥s faltar √† festinha de um amigo da escola. No pa√≠s, o costume √© que os anfitri√Ķes enviem um pedido de confirma√ß√£o aos pais das crian√ßas convidadas - e o faltoso havia confirmado a sua presen√ßa.